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segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PUPORRI DO CONHECIMENTO - CAPÍTULO – 01 - RELAÇÃO HUMANA

WAGNER LUIZ MARQUES

LIVRO ON-LINE

PUPORRI DO CONHECIMENTO

1ª EDIÇÃO - 2011

Brasil / Printed in Brazil

WAGNER LUIZ MARQUES

Rua Fernão Dias, 1994 – Cianorte – Paraná

Telefone- 0(**)44-3629-5578

Celular- 0(**)44-9977-6604

Tekoranducne@bol.com.br

Tekoranducne@hotmail.com

wagnercne1@gmail.com

http://Tekoranducne.blogspot.com – DIÁRIO DE UM EMPREENDEDOR; O LIVRO: O PODER DA SUPERAÇÃO E DEMAIS LIVROS DE MINHA AUTORIA.

http://wagner.marques.zip.net - LINDÍSSIMAS MENSAGENS PARA APRECIAR NO SEU DIA-A-DIA.

http://wagnercne1.blogspot.com – POLÍTICA E HUMANIDADE: O CANAL DA ANÁLISE E DA CRÍTICA.

PUPORRI DO CONHECIMENTO

Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Todos os direitos Reservados.

Proibido a reprodução total ou parcial por quaisquer meios sem expressa autorização escrita do autor.

FICHA CATALOGRÁFICA

MARQUES, Wagner Luiz. 2011

PUPORRI DO CONHECIMENTO. 2011.

1. O Poder da Superação - Nº do Registro: 251.651 - Livro: 448 - Folha: 311

2. Administração do Homem e de seu Semelhante - Nº do Registro: 212.394 - Livro: 370 - Folha: 54

3. A VIDA HUMANA CONTADA ATRAVÉS DE SEU ALICERCE PRINCIPAL “A FAMÍLIA - ”Nº do Registro: 297.055 - Livro: 539 - Folha: 215

4. ADMINISTRAÇÃO É TALENTO E QUALIDADE

Nº do Registro: 212.124

Livro: 369

Folha:284

5. IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS E SEUS

PROGRAMAS DE APOIO:

- Programa Cinco “S”

- Programa LUA E SOL

- Programa Oito “I”

Nº do Registro: 216.258

Livro: 377

Folha:418

6. QUEM ME ACORDOU DO SONHO? - Nº do Registro: 327.369 - Livro: 600 - Folha: 29

7. VIDA UMA FONTE DE LUZ - Nº do Registro: 349.437 - Livro: 644 - Folha: 97

8. VIREI - Nº do Registro: 355.117 - Livro: 655 - Folha: 277

9. CIANORTE UMA NARRATIVA DA SATISFAÇÃO HUMANA - Nº do Registro: 357.332 - Livro: 659 - Folha: 492 - Protocolo nº 2005/RJ/10835

10. O GRANDE CIENTISTA - Nº do Registro: 377.750 - Livro: 700 - Folha: 410

11. FALE: VOCÊ ESTÁ SENDO GRAVADO - Nº do Registro Protocolado: 2006/RJ/14863

12. CONTABILIDADE GERENCIAL À NECESSIDADE DAS EMPRESAS! Nº do Registro: 212.125 Livro: 369 Folha: 285

13. DIÁRIO DE UM EMPREENDEDOR - A REAL INFORMAÇÃO PARA OS GESTORES DE SUCESSO - Nº do Registro: 454.039 - Livro: 853 - Folha: 199

PRÓXIMOS LIVROS

PRÓXIMOS LIVROS A SEREM APRESENTADOS A VOCÊS LEITORES:

· SONHOS INTERROMPIDOS.

· ABORTO NUNCA.

Dr. Wagner Luiz Marques

Rua Fernão Dias, 1994 – Cianorte – Paraná

CEP – 87200-000

Telefone- 0(**)44-3629-5578

Celular- 0(**)44-9977-6604

wagnercne1@gmail.com

SUMÁRIO

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

PRÓXIMOS LIVROS

CAPÍTULO 01 – RELAÇÃO HUMANA

CAPÍTULO 02 – RELAÇÃO INTERPESSOAL

CAPÍTULO 03 – RECURSOS HUMANOS

CAPÍTULO 04 – RELAÇÃO ÉTICA NA HUMANIDADE

CAPÍTULO 05 – RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SER HUMANO

CAPÍTULO 06 – FAMÍLIA RELAÇÃO DE VIDA

CAPÍTULO 07 – ATENDIMENTO O TODO HUMANO

CAPÍTULO 08 – VENDAS A SOLUÇÃO DOS NEGÓCIOS

CAPÍTULO 09 – QUALIDADE SEMPRE/MOTIVADO E COM ESPÍRITO DE LIDERANÇA

CAPÍTULO 10 – SEGURANÇA PESSOAL E PROFISSIONAL

CAPÍTULO 11 – RELAÇÃO EMPRESARIAL

CAPÍTULO 12 – RELAÇÃO SOCIAL

CAPÍTULO – 01 - RELAÇÃO HUMANA

AGIR COM VALOR O SER HUMANO

RESPONSABILIDADE UMA ATITUDE DE GLÓRIA

Segundo Eugênio Mussak, diz que “Você só muda o comportamento, quando muda o pensamento”. Esta mensagem demonstra que a mudança do ser humano está dentro de si mesmo, não adianta querer que as pessoas que o rodeiam mude, caso você não mudar. A experiência de mudança deve iniciar no interior de cada individuo.

Toda a ação deve existir uma reação, para isso o ser humano deve iniciar avaliando o comportamento ideal, sendo assim é necessário observar duas atitudes importantes para o destino correndo, sendo:

1º - Atitude Responsável. Deve responder adequadamente os atos praticados diariamente.

2º - Atitude de Caráter. Qualidade da índole de cada cidadão.

Identificado às atitudes, o modo de agir, o comportamento correto do cidadão humano, o ato a se resumir conforme deve resume-se no comportamento responsável, que pode agir em duas ações, uma aceitável e outra inaceitável, apresentada a seguir:

1º - Ineficiência: é compreensivo.

2º - Irresponsabilidade: não é aceito.

A ineficiência é compreensiva porque pode alterar a ação. Basta o ser humano se corrigir, buscando se especializar com treinamentos, atitudes próprias do querer mudar para a boa causa e aderir o comportamento responsável.

A irresponsabilidade não pode ser admitida em nenhum momento. É o caráter do ser humano. As suas ações são realizadas na forma do descomprometimento. Ações que não contribui a ninguém, nem mesmo a própria pessoa.

Pessoa responsável é aquela que responde pelos seus atos, com dignidade, mas também responde pelos atos de sua equipe ou das pessoas que desenvolve ações em conjunto.

Ações da pessoa responsável

  • Se as ações derem certas, o mérito será de todos, ou seja, da equipe que desempenhou.
  • Se as ações derem erradas, o líder da equipe assume o erro, pois é o que dá as ordens para serem executadas.

Ações do comportamento nas equipes

Nas empresas existem equipes para desenvolver suas atividades, podendo ser na forma de departamentos, filiais e etc.

Pode existir uma equipe mais rápida que a outra. Como resolver este problema?

A correção deve ocorrer na atitude da própria pessoa se motivando e buscando no seu interior a vontade de mudar o seu comportamento.

A responsabilidade deve sempre estar em primeiro lugar nas ações de cada ser humano. O comprometimento, o respeito, a dignidade é o caminho do sucesso e da vitória de cada individuo.

Em uma equipe não pode haver pessoas irresponsáveis, pois esta pode levar ao erro, a perda e ao prejuízo moral, intelectual ou mesmo financeira.

O irresponsável são as pessoas que pensam exclusivamente em si mesmo e se esquece do meio, ou seja, esquece do seu semelhante.

Não abra mão de ser responsável.

Tudo que merece ser feito, deve ser bem feito.

Ser responsável é receber o mérito do melhor e mais digno ser humano da sociedade.


EVITAR O ERRO REDUZ CUSTO

O menor custo com menor erro, isso pode ser evitado, caso não o evite, acarreta vários problemas.

  • O erro é fatal, depois de ocorrido em algumas situações afeta deliberadamente a situação dos fatos.
  • O zero erro é impossível, mas pode reduzir isso em decorrência de muita responsabilidade, dedicação, respeito e amor no que se prontificou a fazer.
  • Correr do erro é sinônimo de inteligência.

O erro pode ser evitado, se não evitar: vira - o “custo” do “erro”.

O custo da ação errada é um gasto desnecessário!

Atitudes que devem ser tomadas inicialmente:

  • Perfeição para alcançar o erro zero.
  • Pequenas atitudes evitam grandes erros.
  • Desenvolver adequadamente a rotina no ambiente de trabalho.

Fatos que geram custos na rotina do ser humano

  • Tempo perdido das pessoas.
  • Ligações realizadas desnecessariamente.
  • Ações que denigrem a imagem da empresa.
  • Erros pequenos, fatais para a empresa.
  • Competição de mercado, acirrado, economiza no pequeno erro, possibilita melhorar no preço e competir com a concorrência.
  • Gastos desnecessários, fatal para empresa e para nós mesmo.

Fatos ideais na rotina do ser humano, principalmente na profissão que exerce:

  • Erro zero.
  • Gaste somente o necessário.
  • Evitar desenvolver duas ações ao mesmo tempo.
  • Revisar o trabalho rotineiramente.

Análise dos fatos ideais na rotina do ser humano, para desenvolver adequadamente suas ações profissionais:

  • Erro zero: é impossível, principalmente quem arrisca, é o que as empresas procuram, profissionais, arrojados. Também errar é humano, mas ações organizadas evitam o erro.
  • Gaste somente o necessário: pequenas atitudes no dia a dia, o ser humano consegue evitar erros ou gastos desnecessários.
  • Evitar desenvolver duas ações ao mesmo tempo: exemplo para isso, seria atender ao telefone e redigir ao mesmo tempo um e-mail. Perde-se o foco da ação, ou faça uma coisa ou a outra.
  • Revisar o trabalho rotineiramente: é uma necessidade do profissional, evita assim o erro e o retrabalho, principalmente se pedir para uma pessoa de confiança corrigir, e ainda mais se descansar para depois realizar a correção. Se fizer as duas coisas melhor ainda.

Interpretação dos erros que podem ser evitados:

  • O risco do clique: com a evolução dos tempos, um mundo globalizado, necessidade de rapidez nas informações, evolução da informática, é muito perigoso o clique do computador. O “enter” errado pode acarretar prejuízo financeiro, moral e muitos outros fatores que prejudica o ser humano e as empresas.

  • Concentração: não podemos desenvolver ações inconscientes, realizar ações rotineiramente e atuando sem compromisso. Banalizando as ações, fazendo sem achar importante.

Exemplo:

Dois pedreiros fazendo o mesmo serviço, erguendo uma parede para construção de uma catedral. Passando por essa construção uma senhora perguntou: - o que vocês estão fazendo?

  • O 1º pedreiro respondeu: estou erguendo uma parede!

  • O 2º pedreiro respondeu: estou erguendo uma catedral!

Qual deles pode errar nas suas ações? Certamente a sua resposta é a resposta do primeiro pedreiro, que simplesmente achava que estava desenvolvendo um serviço como qualquer outro, não disponha de responsabilidade e amor no que faz diariamente. Sendo assim errar o que está fazendo nesta displicência é fácil de acontecer.

Se queremos realizar com qualidade as nossas ações, devem fazer todas elas com muito amor, presteza, carinho e responsabilidade.

  • Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo: Uma fração de segundo pode acarretar problemas irreparáveis, se não haver cuidados e assim pode prejudicar muitas pessoas e até a si mesmo e levar a falência da empresa que trabalha.

  • A rotina não mata: Mas abre as portas para muitos erros. Para evitar o erro na execução dos fatos, o processo de todos os profissionais envolvidos deve seguir igual uma engrenagem, todos realizarem ações em conjuntos e responsável. Em um fato desse a desatenção não pode existir. A simples ação rotineira pode acarretar erros e prejuízos para si e para a empresa. A rotina executada no trabalho é chata e, ainda provoca erros. Só que se estivermos atentos as nossas ações evitaríamos muito bem o erro.

  • Problemas pessoais ficam fora da empresa: Há muito tempo, os palestrantes falavam que os problemas familiares deveriam ficar em casa e, os problemas do serviço ficar nas empresas. Mas o cérebro humano é um só, o ser humano não consegue separar os problemas, esses fatos são impossíveis de serem evitados. Devemos ser humildes o suficiente para falar de nossos problemas ao nosso superior. Portanto o líder da equipe deve estar sempre atento com seus liderados e conversar sempre na boa conduta. Caso não exista essa conduta, ocorrendo o erro, o causador das ações ineficientes é do próprio líder que não se preocupa com seus liderados.

  • A pressa é inimiga: Há muito tempo conhecemos os provérbios: - A pressa é inimiga da perfeição. - Quem tem pressa come cru e quente.

Temos que fazer tudo lentamente? Claro que não, devemos saber a diferença da pressa e da rapidez. A pressa ocasiona erros e prejuízo, enquanto que a rapidez feita com atenção é benéfica e contribui com o bom andamento das atividades.

Realmente esses provérbios são verdadeiros, por isso mesmo devemos diferenciar:

Pressa e rapidez.

Se um corredor de formula 1 passar em uma curva a 200 km/hora de forma consciente e segura da maneira que está realizando sua volta, esse piloto é rápido. Enquanto que o piloto ultrapassar o seu adversário de maneira displicente, sem cuidado em um local impróprio é apressado e assim comete o erro.

Ser rápido é trabalhar de forma organizada, distribuir bem o seu tempo. É comprometido nas ações. Enquanto ter pressa é fazer as coisas atrapalhadas, atabalhoadas. Pressa e erro são filhos dos mesmos pais e agem identicamente nas suas ações.

  • Não sei: Estas duas palavras querem ser retiradas a todo custo do vocabulário do ser humano, pois, pensam se falar “não sei” perderá o emprego, a chance e nunca mais conseguirá nada. Devemos ser honestos nas ações, pois se falarmos que não sei e buscarmos aprender pode custar a nossa vida e a vida de nosso semelhante. Não podemos ter medo de falar que não sabe, todos em uma empresa devem ter a vontade de ensinar, porque quando começou o seu profissionalismo certamente alguém lhe ensinou, porque agora não retribuir? Seja humilde e contribua. Essa ação evitará muitos erros.

  • Cuidado com o cansaço: O ser humano é igual à pilha de uma lanterna, começa o dia descansado, mas no final do dia não assimila mais o que está fazendo. Orienta-se que o profissional faz todos os seus afazeres difíceis e complexos no inicio do expediente, porque o erro é possível de ser evitado, já no final do expediente se programa para realizar as atividades difíceis no dia seguinte. Descanse para trabalhar bem, nunca vá para o serviço cansado, pois pode provocar erros irreparáveis para si e para o seu semelhante, uma pilha sempre deve ser recarregada e nós? muito mais.

  • Olhe todo o cenário: Para sermos uma excelente pessoa e um excelente profissional devemos nos planejar em todos os sentidos, avalie e pense muito bem antes de tomar qualquer ação. Seja avaliador do seu cenário, não provoque brigas com seu companheiro de serviço, coloque no seu lugar, não coloque a carroça na frente dos bois, pois o seu serviço é importante, mas o custo do erro é muito mais, porque pode provocar o fechamento da empresa, e assim deixará de receber a sua única remuneração, preserve o que tem.

  • Errei: Quanto mais rápido realizar as ações corretivas, será melhor para todos os envolvidos. Se o erro for descoberto pelo líder da equipe, sua ação inicial é corrigir o erro para não prejudicar os envolvidos, depois buscar os culpados para ensinar e explicar o problema, demonstrando o que poderia acarretar para todos os erros ocorridos. Aceite o erro não tenha medo de falar que errou, porque quanto mais rápido for detectado o erro, a possibilidade de reduzir custos e evitar maiores e irreversíveis problemas será alcançada. Sejamos humildes de saber que erramos, mas podemos concertar o erro.

  • Grandes erros, grandes prejuízos. Pequenos erros, grandes prejuízos. Todo erro gera custo, não adianta dizer que o erro maior foi prejudicial, todos são prejudicial, não existe o grande erro e o pequeno erro, todos gerarão grandes prejuízos. Dê importância a todos as suas ações e, todas as suas tarefas. O pequeno erro seu, pode acarretar grandes consequências. Um grande erro pode afetar a empresa, mas ainda superar, mas um pequeno erro pode acabar com a empresa e ainda mais acabar com a sua profissão.

Para finalizar a análise das formas para evitar erros e assim reduzir custos para nós e para quem prestamos os serviços, devemos observar os estágios da aprendizagem.

  • O aprendizado tem quatro estágios:

1º - ser incompetente e inconsciente.

2º ser incompetente e consciente.

3º ser competente e consciente.

4º ser competente e inconsciente.

  • Análise do aprendizado

1º - ser incompetente e inconsciente: é quando você nem sabe que não sabe.

2º ser incompetente e consciente: é quando você sabe que não sabe e vai em busca de aprender.

3º ser competente e consciente: é quando você aprende e faz focado aquilo que quer aprender mais.

4º ser competente e inconsciente: é aquele que faz ações perfeitas e continua fazendo perfeito.

Exemplo:

Aprender dirigir:

O 3º estágio é quando estamos aprendendo a dirigir e fazemos com muita cautela.

O 4º estágio é quando sabemos dirigir e fazemos bem feito as nossas direção.

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA O SER HUMANO

As pessoas disciplinadas são aquelas que sabem mandar, mas são também sabem obedecer. São decididos, pois quando deve ser feito fazem imediatamente, de maneira sensata e com muita responsabilidade.

Para que a disciplina seja executada adequadamente por parte do cidadão, deve diferenciar vontade de decisão. A vontade é emocional enquanto que a decisão é racional.

Para entender bem essa diferença devemos analisar as empresas o qual o líder deve ser racional, é a partir dele que deve discernir o que é bom ou não é bom para sua equipe e assim decidir a melhor ação que seja benéfica para todos, empresa e funcionários.

O emocional do ser humano só sabe analisar o agradável do desagradável, isso não pode ser utilizado como critério para tomar como decisão. Para que o líder haja de maneira digna deve agir com a razão, para que consiga atingir o valor ideal da solução a ser praticada.

Na vida humana ocorrem situações complementares para tornar adequado um pessoa racional.

  • O sentimento. Ato ou efeito de sentir a sensação de prazer ou desprazer dos acontecimentos diários da vida humana.
  • O pensamento. Ato ou efeito de pensar o que fazer e como fazer as ações diárias do ser humano.
  • A atitude. Ato ou efeito de agir, modo de proceder, comportamento, postura nas ações que gera o ser humano.

Estas três situações são inseparáveis no comportamento humano. É através delas que o ser humano consegue agir de maneiras diferentes perante a sociedade.

A primeira situação de análise em relação ao comportamento humano é:

Sentimento – pensamento – atitude.

Nesta situação o homem primeiramente sente a ação, pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação em atingir o prazer desejado.

O comportamento humano age nesta situação, primeiramente movido pelo sentimento de querer, neste caso espera a vontade chegar, no momento que é convencido emocionalmente para agir, inicia o pensamento de como atingir o desejo, depois irá tomar as atitudes para alcançar o objetivo pretendido.

Esta situação é realizada por pessoas despreparadas, desorganizadas, que não se organiza para alcançar o sucesso, demonstra indisciplina, só age por aquilo que lhe faz bem, que agrada. Será que na vida conseguimos fazer somente o que gostamos? Sentimos bem? Temos vontade? Certamente não! Temos que rever nossas atitudes e fazer tudo o que precisamos, só assim conseguiremos ser bem visto pela sociedade.

A segunda situação de análise em relação ao comportamento humano é:

Pensamento – sentimento – atitude.

Nesta situação o homem primeiramente pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação, depois observa o sentir dos acontecimentos e, logo em seguida toma a atitude desejada ao prazer.

Nesta situação o ser humano pensa muito bem antes de tomar qualquer decisão, analisa a qualidade e a consistência do fato, a partir desse momento consegue adequar o sentimento e este se transformar em motivação, é o grande “motor propulsor” do trabalho, nesta situação confirma que a atitude humana é sadia e benéfica para o seu semelhante.

A segunda situação pode fazer com que o ser humano decida através de ações benéficas ou maléficas. Depende do que pensa, qual o sentimento que faz parte do seu comportamento e a atitude que levará para concretizar suas ações.

Estas ações humanas que faz agir para o bem ou para o mal, conforme a ação do ser humano:

  • Pensar que não gosta do que faz. O sentimento neste momento é desfavorável, assim as atitudes podem ser erradas e ocasionar prejuízo nas ações realizadas.

  • Pensar que gosta do que faz. O sentimento será favorável e as atitudes serão de sucesso nas ações realizadas.

A terceira situação de análise em relação ao comportamento humano é:

Pensamento – atitude – sentimento.

Nesta situação o homem primeiramente pensa como conseguir e realizar a ação da satisfação, depois toma a atitude desejada ao prazer e, logo em seguida observa o sentimento dos acontecimentos.

Ao ocorrer uma situação dessa em relação da ação do homem, demonstra que o pensamento deve ser colocado em prática imediatamente, ou seja, a atitude realizada instantaneamente faz com que o sentimento do bem alegre em relação a ação feita com responsabilidade.

O entendimento desse comportamento humano é:

Ao procurarmos o médico e o mesmo nos diz que precisamos fazer exercício, pois a saúde precisa de cuidados. Toma-se a atitude imediatamente para realizar os exercício e assim sentirmos bem, depois de tudo realizado adequadamente, com responsabilidade o sentimento passa a ser do dever cumprido, tornando a ação realizada com sucesso.

Portanto a pessoa disciplinada consegue cumprir adequadamente suas ações com sucesso e também todas as pessoas que convive no seu meio se sentem satisfeitos com os resultados.

Depois de apresentado o entendimento do comportamento humano em busca da disciplina, chega-se a conclusão ideológica que:

A indisciplina dispersa a inteligência, enquanto a disciplina condensa, organiza e pratica atos de sucesso em relação à inteligência.

Em resumo a pessoa disciplinada é aquela que obedece às ordens que a si mesmo são dadas, mas para isso, precisam-se dar as ordens correta para si mesmo. É saber discerni o certo do errado. A partir dessa análise consegue-se diferenciar a pessoa disciplinada com a pessoa disciplinadora. A pessoa que recebe as ordens é o disciplinado e o que dá as ordens é o disciplinador, mas para que essa pessoa seja de sucesso, deve ser os dois, pois uma pessoa disciplinada consegue o sucesso desejado se disciplinando a si mesmo.

Por isso que uma pessoa responsável é disciplinado, ambas caminham juntos para não haver erros nas decisões a serem tomadas.

Depois de identificado à disciplina do ser humano constata-se que evitar o erro demonstra que a pessoa é responsável e para chegar a essas duas características demonstra que a disciplina humana vem completar o ciclo e assim atingir o sucesso. Mas para atingir o valor ideal do ser humano necessita entender que dificuldades não existem, o que falta é aprender a fazer!

O CONHECIMENTO É NOBRE PARA O SER HUMANO

Na vida humana não existem ações difíceis, mas sim o que ainda não foi ensinado, ou o que não foi aprendido. A primeira sensação que o homem se depara é que não poderá aprender um determinado assunto, porque é difícil e ainda mais se sente incapacitado de aprender. Principalmente quando acha algumas desculpas:

  • Não têm tempo.
  • É complicado.
  • Depende que alguém se manifesta para ensinar.
  • Têm vergonha.

Todas estas desculpas resumem-se principalmente no medo de enfrentar a aprendizagem. Depois que aprende nada mais dificulta o ser humano, chega ao ponto de pensar como foi intransigente nos atos de não querer aprender.

A impotência do desconhecido persegue e conduz ao medo. A sensação de não saber e temer em não aprender paralisa o interior do saber e querer, em síntese é o medo que acompanha o ser humano.

Habilidade e dificuldade

Estas duas palavras caminham juntas, principalmente quando não esta habilitada para solucionar um problema, a dificuldade de solucionar é imensa, levando ao estresse. As pessoas pensam que o estresse esta ligado ao ambiente que vive, mas na maioria das vezes não existem a devida ligação. O estresse esta ligado na habilidade em não estar apto a realizar um determinado fator, dificultando assim solucionar os problemas.

Mas para o homem nada é impossível, basta aprender aquilo que está em dificuldade, a partir desse momento a pessoa se torna habilitada em resolver os problemas, acaba as dificuldades, e consequentemente diminui ou até acaba com estresse.

A solução prática para acabar com a dificuldade são duas:

  • Diminuir a dificuldade.
  • Aumentar a habilidade.

O ser humano é resistente há mudanças, assim imaginar ações positivas para reduzir as dificuldades é complicado, logo o que resta é aumentar as habilidades. Para conseguir tornar prospera as habilidades necessita de tempo e serenidade.

Disponibilizar tempo é exclusivamente emocional, para planejar adequadamente o tempo, necessita se organizar, disciplinar e assim conduzir o tempo para cada atividade, identificando as tarefas de acordo com a necessidade a ser realizada. Iniciando pelas tarefas importantes, não tão importantes, as menos importantes e as que não tem importância para aquele momento. Realizado esta organização facilita o trabalho e as decisões a serem tomadas.

A serenidade é realizar as tarefas com paciência, analisar as situações que proporcionam benefícios, identificar as tarefas prosperas e com isso tornar as ações benéfica e com qualidade.

As mudanças comportamentais contribuem para com as pessoas buscar melhorias exclusivamente na comunicação, pois este relaciona todo o convívio e característica favorável do profissional nos dias de hoje.

Para ocorrer à mudança das necessidades e das competências, as pessoas precisam estar atentas às percepções globais, porque estas ocorrem em milésimo de segundos, se o homem não estiver preparado para absorver toda a transformação de uma sociedade o conhecimento será atingido e a competência humana destruída. Mas se cada pessoa estiver alerta e preparado para assimilar as mudanças, a competência reinará no comportamento humano e obterá o sucesso desejado.

Não há dificuldades para o ser humano, se o mesmo adquirir habilidade através da sua competência em aceitar mudanças em um mundo globalizado e informações instantâneas a qual ocorre imediatamente na comunicação atual.

A capacidade humana em aumentar habilidade é ilimitada. Nada é difícil, o que falta é vontade em querer aprender para fazer. A dificuldade dos afazeres é a prática de treinar a mente, mas a vitória só é conseguida se houver desejo em querer aprender, mudando o comportamento e se esforçando em buscar competência em todas as atitudes desenvolvidas.

FAZENDO A DIFERENÇA NAS AÇÕES

O simples gesto humano pode ser feito a diferença em relação a uma equipe ou mesmo a um ambiente social, para esse acontecimento identificam-se como ações individuais. Contam muito para o relacionamento humano. Muitas vezes utilizam à expressão “uma andorinha não faz verão”. Mas para o ser humano a ação individual sendo construtiva ajuda à coletividade como um todo.

Também nada adianta fazer individualmente o serviço se o próximo não fizer sua parte, os resultados colhidos serão negativos e nada aproveitados. Para justificar esta postura humana deve avaliar o devido motivo:

São as ações individuais que desencadeia as ações coletivas da humanidade e que se transforma em comportamento generalizado. O homem deve estar em constantes mudanças na relação ao comportamento dos valores, tecnologia, ética e moral. Tudo que esta relacionada com a vida humana e a sociedade deve estar preparada para assimilar as devidas transformações.

O século XX foi o período que mais revolucionou o mundo, mudanças aconteceram na humanidade, na sociedade, nas empresas, em si em todos os setores de convívio geral. Este reflexo faz com que necessite avaliar a devida pergunta:

Quem muda primeiro o individuo ou a coletividade?

Esta resposta seria fácil de ser respondida se o coletivo mudasse primeiro, pois é um grupo de pessoas que se reuni para mudar o comportamento de um setor. Para haver o inicio deste grupo necessita acontecer à movimentação de uma pessoa que se revoluciona para contagiar as demais pessoas do grupo. Sendo assim quem muda primeiro é o individuo e este contagia uma coletividade. Dessa forma demonstra que ações individuais conta para a existência das ações coletivas.

Para acontecer este comportamento individual, esta pessoa necessita de três pressupostos essenciais:

  • Coragem. Ato ou efeito de ser firme ao perigo e perseverante nas ações que houver.
  • Persistência. Ato ou efeito de lutar para alcançar os objetivos desejados, metas serem superadas e sucesso ser alcançados.
  • Relevância. Ato ou efeito de conseguir ações relevantes que alcança o sucesso.

A coragem é o primeiro fator que deve existir no homem, pois o ser humano resiste a mudanças, assim para que ele consiga sair da sua zona de conforto deve estar preparado para mudar o seu comportamento, essa mudança só ocorre com muita coragem.

A persistência deve ocorrer no intimo de cada individuo, porque mudanças não ocorrem de um dia para o outro, as pessoas devem possuir no seu interior a vontade de realizar o desejo e este seja importante para o seu próprio ser.

A relevância de uma ação deve ser praticada com ética e moral, assim possa persuadir as pessoas envolvidas no alcance do objetivo individual e coletivo.

Para ficar claro o entendimento destes três pressupostos essenciais para o ser humano o exemplo a ser seguido seria esse:

Um profissional é nomeado para exercer uma função, se quiser executar um serviço honesto, deve ter coragem em denunciar todos os atos errados que são praticados por pessoas envolvidas na empresa. Ser persistente em não aceitar ajudas individuais e possuir argumentos importantes e comprobatórios que possa denunciar os envolvidos nas ações ilícitas, provas essas relevantes. Agir sempre ético e moral perante a sociedade.

Portanto, uma sociedade para mudar, necessita de pessoas que possua espírito de liderança e, que tenha ideologia formada de ações ética e moral.

Os motivos individuais que são relevantes para o sucesso da sociedade são:

O ser humano necessita viver em sociedade e trabalhar para a coletividade, agindo igual às abelhas ou formigas, pois elas se dão muito bem, no convívio deste coletivo não há hierarquia e competitividade, todas trabalham em busca do mesmo objetivo, cuidar de sua casa. Cada um destes insetos faz seu trabalho individual, pois pode existir em busca de beneficiar o coletivo de sua espécie.

O ser humano é complicado em lidar com essa relação, pode existir um grupo de pessoas que deseja lutar por uma causa, fator satisfatório para a sociedade, mas pode existir o interesse nesse meio de indivíduos que deseja o sucesso individual e não coletivo. Dessa forma prejudica o meio e não alcança os objetivos planejados.

Para que as ações humanas não sejam prejudiciais à sociedade, o individuo não pode pensar no próprio “eu”, assim prejudicará o todo e não conseguirá o beneficio da sociedade.

Para concluir que o homem faz a diferença, deve-se interpretar que o erro de cada ser humano deve ser visto por ele mesmo, e assim deixar de ver o erro do outro e começar a notar mais o seu próprio erro. A partir desse momento que a sociedade obtiver pessoas agindo dessa forma haverá uma comunidade de qualidade e honradez.

NÃO DESPERDICE O TEMPO

A frase “não deixe para amanhã o que pode se fazer hoje” é evitar a ação de adiar, demorar, transferir uma obrigação para o outro dia. Estas atitudes são corriqueiras, principalmente para algumas culturas pessoais, deixa tudo para o amanha os afazeres e, com isso tumultua ou até não consegue realizar as ações importante para o momento fixado.

Este desperdício de tempo ocorre devido o ser humano estar acostumado, quanto menos faz, menos quer fazer. O Papa Paulo VI em uma de suas entreviste falou para o repórter, “sempre chamo os cardeais com mais tarefas, eu sei que estes irão desempenhar o que eu ordenei”. O tempo faz a diferença e quanto mais estiver atarefado uma pessoa, certamente será esta que realizará os trabalhos com qualidade, vontade e presteza.

As pessoas só se dão conta que precisa realizar tarefas imediatas, quando recebem um alerta e ainda de forma ríspida e autoritária por parte do responsável. O individuo só será alertado quando estiver no futuro e nada conseguira realizar, muito menos os seus sonhos.

Exemplo típico para estas ações é que todas as pessoas sabem que precisam exercitar, caminhar, dedicar-se ao exercício físico. Nunca esta com tempo para estas tarefas, certo dia procura um médico e este é alertado que para manter saudável necessita caminhar no mínimo quarenta minutos por dia. A partir desse momento o individuo encontra tempo e desperta para agir. Estas ações deveriam acontecer a muito tempo, mas desperdiçou o tempo e prejudicou a própria saúde.

A ação do comodismo é a falta de combustível. Para o homem esse combustível é a motivação.

As possíveis características humanas que conduz a motivação ou desmotivação das pessoas:

  • Emocional: são indivíduos que buscam a motivação, movido pelo prazer. Esta pessoa só executa tarefas se for para o seu próprio bem, neste caso não se importa para a coletividade.
  • Estressado: são indivíduos que tudo é difícil, colocam a frente barreiras difíceis de transpor. O estressado não confia na sua própria qualidade, conhecimento. É sempre uma pessoa insegura.
  • Confuso: são indivíduos que não conseguem se organizar, suas ações estão sempre desencontradas, perdidas. Com isso dificulta e sempre se sente inútil. Esta pessoa não faz uma análise das tarefas consideradas importantes ou não importantes.
  • Atemporal: são indivíduos que não possui noção de tempo, o seu trabalho não consegue ser executado dentro do período programado, são profissionais que quarenta e oito horas do dia não seriam suficientes para executar os serviços.
  • Preguiçoso: são indivíduos que deixa os seus afazeres sempre para o próximo dia. As ações costumeiras desta pessoa é esperar que seus companheiros desenvolvam todas as funções e, ele não se preocupar com nada.
  • Folclórico: são indivíduos que se orgulha em deixar os serviços para o dia seguinte, mas sempre comentam que estão sem tempo. A sua mesa mais parece uma lixeira do que um local para despachar documentos. Este profissional caminha o dia todo pelos outros departamentos realizando festas, só que o seu serviço fica sem execução.

Enfim, fazer com que as pessoas se tornem profissionais moderados e estimulados para executar suas funções com prazer e dedicação apresenta-se:

  • Executar primeiramente o que é importante.
  • Realizar primeiramente as tarefas menos agradáveis, inicialmente estar motivado para executar com qualidade, assim os resultados alcançados serão favoráveis.
  • Dedicar primeiramente para as atividades importantes e não urgentes, pois quando elas se tornarem urgentes já foram executadas.
  • Tarefas desagradáveis realizadas com dedicação e determinação tornam-se agradável pela conclusão da mesma e o alivio do dever cumprido.
  • Deve sempre fazer dois tipos de ações: - aquela que você espera de você mesmo e a outra que o meio espera de você, afinal todos são parte integrante do resultado. Por fim, fazer o hoje é o sucesso de todos, executar amanhã pode não valer mais nada o resultado desejado.

QUALIDADE É SINÔNIMO DE PERFEIÇÃO

Tudo o que for feito merece ser bem feito, por isso faça com qualidade e presteza todas as tarefas a serem executadas, não olhe para quem e para que, o que deve ser realizado merece respeito e dignidade por parte de cada individuo que pertence a sociedade.

Ao iniciar o dia todas as ações devem ser feitas com o maior grau de excelência, bondade e beleza para chegar a um resultado de qualidade. O resultado será positivo, agradável e compensador, pois realizando com valores e dedicação tudo se transforma em perfeição.

Essa missão para se tornar efetiva as pessoas devem colocar o melhor de si, mesmo nas tarefas compreendidas não importantes. Todas as tarefas devem ser realizadas com a mesma qualidade e dedicação.

Muitos se perguntam será que nos dias de hoje, uma vida tumultuada, estressante, havendo cobranças em todos os sentidos, haverá possibilidade de realizar ações perfeitas? A resposta é sim! Mas é necessário que os indivíduos tenham ambição de realizar seus sonhos e conquistas para elevar sua alto estima, e assim construir sua felicidade e a qualidade de vida desejada.

Qualidade não pode ser conceituada simplesmente como um ato estático para definir bens, serviços, mas também deve ser visto como uma postura pessoal que acaba revelando os melhores resultados pessoais e profissionais.

A busca da perfeição não pode ser interpretada conforme agem os derrotistas, considerando sempre como uma batalha perdida, se as ações forem como esse pensamento certamente a perfeição não existe e nunca existirá.

A perfeição para ser vista, compreendida e praticada deve partir de dentro de cada pessoa e movida por um respeito digno de si e do seu próximo. Assim o ser humano alcançara o limite de seu grau de excelência.

Construir uma vida dedicada a fazer as coisas bem feita não é sacrifício é um prazer que deriva do resultado obtido, mas também a consciência deve estar ativa, para que conduza as tarefas da melhor forma possível.

As pessoas devem ter atenção em tudo o que faz, é dessa forma que pode executar trabalhos com qualidade e assim transmitir confiança para todas as pessoas que estão a sua volta. Para que consiga resultado positivo e, a qualidade atinja o estado de perfeição do ser humano, existem sete princípios básicos para que atinja o sucesso necessário.

  • Coragem é ter firmeza nos atos que pratica, buscar energia no interior diante do perigo, é a perseverança, valentia, ânimo para realizar com qualidade todas as tarefas necessárias.
  • Honestidade é ser uma pessoa integra, respeitadora e respeitada, é a decência, a compostura digna de um ser humano.
  • Cortesia são pessoas civilizadas, delicadas na ação da qualidade, respeita o seu semelhante de maneira carinhosa e dedicada.
  • Honra, é adquirir confiança, credibilidade perante os atos que pratica.
  • Compaixão é assumir de forma digna as ações a praticar, pois ter piedade em praticar tarefas ao próximo é saber que envolve sentimentos e amor, por isso deve fazer com a maior responsabilidade possível.
  • Lealdade é realizar ações com franqueza e sinceridade, para que não haja desconfiança entre o relacionamento de duas ou mais pessoas.
  • Sinceridade, assumir uma posição de lealdade, simplicidade e ser verdadeiro nas ações praticadas.

Estes princípios não são difíceis de ser aplicado na vida de cada pessoa, depende sim do querer reunir todos estas ações e transformar a vida de perfeição e qualidade.

O ser humano consegue alcançar a perfeição, basta que queira mudar para melhor sua vida rotineira em relação à sociedade. Assim cada um conseguira viver melhor e sentir a qualidade que emana do interior de cada individuo.

FACE DO SER HUMANO

As diversas faces do ser humano dependem muito da cultura, do convívio e da educação que lhe foi dada, mas identificaremos algumas ações que privilegia o ser humano.

  • Os dez mandamentos das relações humanas

  1. Fale com as pessoas;
  2. Sorria para as pessoas;
  3. Chame as pessoas pelo nome;
  4. Seja amigo e prestativo;
  5. Seja cordial;
  6. Interesse-se sinceramente pelos outros;
  7. Seja generoso em elogiar, cauteloso em criticar;
  8. Saiba considerar os sentimentos dos outros;
  9. Preocupe-se com a opinião dos outros: ouça, aprenda e saiba elogiar;
  10. Procure apresentar um excelente serviço.

  • Comportamento humano

  1. Apresentação pessoal uma forma interessante para marcar o seu ser;
  2. Seja pontual nos compromissos, não atrase;
  3. Tenha conhecimento nas funções que desempenha;
  4. Seja sigiloso, não divulgue o que divulgaram a você;
  5. Honestidade, uma postura sensata do ser humano;
  6. Não se envolva em assuntos pessoais;
  7. Não critique o seu semelhante;
  8. Seja compromissado naquilo que pediram para você, assuma o risco e faça bem feito;
  9. Faça com qualidade tudo o que solicitaram;
  10. Ao atender apresente-se como profissional;
  11. Ouça as pessoas antes de falar alguma coisa deselegante;
  12. Saiba entrar nos locais públicos, seja discreto e elegante;
  13. Atenda o próximo como você gostaria de ser atendido;
  14. Atenda com rapidez ou de atenção ao seu semelhante do por que da demora;
  15. Tenha atenção, chame as pessoas pelo nome e nunca crie nome para eles;
  16. Elogie o seu semelhante de forma verdadeira, valoriza-o.
  17. Olhe o seu semelhante nos olhos, pois esta postura demonstra atenção;
  18. Ao conversar em um grupo, dirija-se a todos;
  19. Seja simpático, mas com sinal de empatia;
  20. Não apóie em mesas ou cadeiras, pois esta postura é de preguiçosos;
  21. Sorria sempre, pois esta postura é sinal de bom senso;
  22. Use bem a voz;
  23. Fale pausadamente ao comunicar-se com o próximo;
  24. Expresse uma idéia de cada vez;
  25. Seja direto ao conversar, não enrole;
  26. Module a sua voz;
  27. Fale mais forte às vezes e mais baixo outras vezes;
  28. Evite gírias;
  29. Evite os cacoetes – “não é ou né”.
  • Ações de valor do ser humano

O ser humano consegue realizar suas ações de valor seguindo os devidos comportamentos:

  1. Expectativa – O valor humano é realizado de promessas e, devem ser cumpridas de acordo com a responsabilidade que lhe é atribuída.
  2. Aprendizado – O valor humano se torna rico em confiabilidade, a partir do momento que estiver sempre buscando novas experiências e se aperfeiçoando para conduzir adequadamente a conduta ideal para o seu semelhante.
  3. Confiança – O valor humano é demonstrar esperança para o seu próximo e propor coragem para ambos alcançarem os objetivos desejados.
  4. Criatividade – O valor humano é personalidade de criar ações que beneficia sempre para o bem e nunca para o mal, por isso sempre deve ser consciente com as ações responsáveis e verdadeiras.
  5. Determinação – O valor humano é ato e efeito de decidir, resolver, demarcar território que lhe proporciona caridade e valorização aos povos.
  6. Persistência – O valor humano representa não desistir nunca, permanecer em constante préstimo de socorro e busca nas ações de metas e desafios.
  7. Liderança – O valor humano é saber conduzir adequadamente o seu parceiro, é fazer da empatia a razão de influenciar, dirigir e compartilhar o sucesso desejado, junto com um grupo ou equipes de convívio.
  8. Trabalho em equipe – O valor humano é estar preparado para relacionar e saber conduzir o convívio ético, moral e respeitador, na busca do relacionamento digno e vindouro.
  9. Autonomia – O valor humano é conduzir ações morais e intelectuais, conquistada com admirações e riqueza digna.
  10. Disciplina – O valor humano é conduzir os atos na boa ordem, obedecendo educação, respeito, regras e condutas verídicas e autenticas.
  11. Motivação – O valor humano é alegria, ação de demonstrar o motivo de estar e ser um vencedor, respeitando a ordem e ajudando constantemente a sua própria espécie.
  12. Harmonia – O valor humano é disposição da paz, da amizade, da concórdia, coerência e conformidade da qualidade em executar o merecimento do cumprimento às regras necessárias.
  13. Superação – O valor humano é o efeito de vencer o todo, galgando sempre a meta de vencer, utilizando dignamente as ações com responsabilidade e fraternidade perante as pessoas.

Um comentário:

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